Como inserir variáveis nas mensagens enviadas.

Personalize as mensagens disparadas via Webhook com a ajuda da Letalk!
Escrito por Letalk
Atualizado 2 anos atrás

É possível personalizar as mensagens enviadas pela Letalk através dos campos personalizados na sua plataforma de e-mail.

Os campos nativos de cada ferramenta já são mostrados quando clicamos ícone "{}"  na criação de mensagens.

Confira os campos nativos disponíveis em cada integração de e-mail:

ActiveCampaign

  • Nome do contato
  • Sobrenome do contato
  • E-mail do contato
  • ID do contato

RD Station Marketing

  • Nome do contato
  • E-mail do contato
  • ID do contato

Além dos campos nativos, qualquer campo personalizado que você tiver na ferramenta de e-mail poderá ser utilizado como personalização das mensagens criadas na Letalk, basta utilizar um código + o nome do campo. A estrutura do campo personalizado deverá ser construída assim:

Para Active Campain:

 {{ contact.fields.nome_do_campo}}

Para RD Station Marketing:

{{ leads[0].custom_fields.nome_do_campo}}

É possível ter algumas alterações em como a Letalk interpreta o nome do campo, sendo preciso ficar atento a alguns pontos:

  • Caracteres especiais não são importados.
  • Letra maiúscula não é identificada.
  • Espaços são substituídos por _

Para garantir que você irá criar um campo personalizado corretamente, você deve utilizar a própria Letalk para conferir como o nome daquele campo é importado. O passo a passo é:

  • Abra a integração que você deseja personalizar.
  • Vá na aba Relatórios.
  • Clique na peça do quebra-cabeça.
  • Encontre a informação que está disponível após o item "Fields". Aqui ficará listado todos os campos personalizados que aquele lead tem preenchido.
  • Encontre o que você deseja utilizar como personalização e confira a forma com que a Letalk importou o nome do campo.

A informação destacada em vermelho é o nome exato do campo que estamos usando para teste. Nesse caso específico a construção do código para utilizar esse campo para personalização das mensagens será:

{{ contact.fields.segmento}}

Confira também: 

Entenda melhor as informações do Webhook enviado.

Criando campos personalizados em integrações nativas e não nativas.

Também é possível criar campos personalizados em integrações nativas e que não são nativas da Letalk.

O funcionamento é o mesmo do descrito anteriormente, mas não é necessário utilizar as informações "contact.fields" antes do nome do campo.

Observando como os campos são importados dentro da Letalk é possível identificar facilmente:

Nesse caso, o campo personalizado é construído somente com o nome do campo que deseja personalizar, ficando:

{{ nome_do_campo_personalizado }}

Utilizando um exemplo prático, para utilizar o campo "phone" segundo exemplo acima, o código seria:

👉{{ phone }}

Criando variável personalizada no ChatBot.

ChatBot de Webhook Personalizado. 

No campo de mensagem do bloco poderá inserir uma variável, clicando no símbolo de chaves { }, como sinalizado na imagem abaixo. 

Nessa seleção, estarão disponíveis as variáveis disponíveis para uso, para selecionar a escolhida clique na ação da variável escolhida. 

Quando a variável for inserida na menagem, ela será exibida da seguinte maneira:

Atenção!

As variáveis  precisam está associada ao webhook na tela te associação de variável, caso ainda tenha dúvidas confira o artigo de ChatBot de Webhook Personalizado.

Esse artigo foi útil?